Para que um site tenha sucesso e tenha uma boa taxa de conversão é preciso considerar vários fatores como o conteúdo, design, navegabilidade e rapidez do site. Não dá pra ter apenas um desses itens, eles precisam andar juntos. Porém quando falamos em rankeamento do Google, o que vai determinar mesmo sua posição é o conteúdo. O conteúdo é o grande protagonista do teu site. Um texto bem escrito que use as estratégias de SEO para sua otimização terá maiores chances de estar nas primeiras posições do Google.
Quando o visitante faz uma busca no Google dificilmente ele chegará a acessar a segunda página, portanto quanto mais visível seu site estiver logo ali na primeira página maiores as chances do visitante escolher entrar no teu site.
Mas não basta ele entrar no teu site, ele precisa entrar, dar uma olhada geral, ver se o site tem o que ele procura de forma rápida e fácil e efetivar a compra do produto, solicitar um orçamento de um serviço ou ler um conteúdo, gostar e voltar outras vezes. Por isso preparamos 8 dicas de sucesso para você usar no seu site:
1 – Pensar no seu público alvo
- Destacar o que seu negócio oferece para que seu visitante saiba que pode encontrar ali o que está procurando.
- Definir bem o perfil do teu público alvo para que você possa oferecer o conteúdo apropriado pra ele.
- Facilitar a vida do teu público com sistema de busca rápida, Design clean e organizado, contatos bem visíveis, SAC e etc. Assim como numa loja física, o teu site precisa oferecer a facilidade e comodidade que o teu público precisa.
2 – Conteúdo original
- Se não for pra escrever um conteúdo original, nem comece. É terminantemente proibido pelo Google a cópia de conteúdo, e quem ainda assim persistir nessa ideia é punido com a perda de pontuação e posição no ranking.
- Conteúdo relevante e informações úteis é o que o teu visitante e o Google esperam.
- O site precisa ser atualizado com frequência, pelo menos 2x na semana, com conteúdos novos.
3 – Criar textos simples e diretos
- O visitante tem pressa pra encontrar o que ele precisa. Hoje a a quantidade de sites são inúmeras, de conteúdo então nem se fala. Portanto é preciso usar uma linguagem simples, coloquial e ir direto ao ponto.
- Colocar as principais informações no início do texto é uma forma de atrair logo a atenção do visitante, e caso ele goste do que viu ele poderá se aprofundar na leitura.
4 – Pensar nas palavras chaves do negócio
- Imagine como seu visitante faria uma busca do teu negócio no Google. Você pode fazer algumas pesquisas no Google pra ver quais os termos que as pessoas mais usam na busca.
- Analisar quais as palavras-chaves usadas pela concorrência. Sites referências e com bom posicionamento no Google com certeza trabalham com otimização do site e palavras chaves.
- Pesquisar na ferramanta Adwords quais as palavras mais procuradas no Google dentro do seu segmento.
5 – Criar bons títulos e descrição
- É importante pensar em títulos que sejam criativos e que agucem a curiosidade do visitante.
- Uso de palavras chaves no título e descrição são vitais para o sucesso da busca e rankeamento do site.
- Descrição sobre o que você faz é importante para que o visitante tenha mais interesse nas informações detalhadas do seu negócio.
6 – Deixar o conteúdo mais atrativo
- Seu conteúdo fica mais atrativo quando você usa além de texto, fotos e vídeos. É possível ainda incluir PDFs, manuais, templates.
- Usar subtítulos e parágrafos para quebrar o texto e deixá-lo mais leve e simples de ler.
- Trabalhe também com tópicos ou listas pois isso também ajuda a deixar o conteúdo visualmente mais atrativo.
- Dar destaque as informações mais importantes do texto usando diferentes elementos visuais como fontes variadas, negrito ou letra maiúscula.
7 – Usar links internos e externos
- A utilização de links pode ser muito bom para o seu site mas é preciso tomar muito cuidado quando se faz um link externo para sites que não tenham notoriedade e credibilidade. Além disso é importante saber sobre a veracidade da informação.
- Quando você conhece bem os sites para os quais fará o link aí sim pode ser positivo. Recomenda-se o uso de link externo quando você quer fazer menção a uma estatística por exemplo. Isso agrega valor para o seu visitante e ainda dá mais credibilidade ao seu site perante o Google.
- É possível também fazer links internos para que seu visitante continue navegando dentro do seu próprio site. Se você tem outros conteúdos relevantes no site, porque não disponibilizar ao visitante estas informações.
8 – Guiar o visitante para o próximo passo
- Você precisa guiar teu visitante para o Call to Action, afinal já que ele está no teu site porque não fazer ele permanecer por mais tempo navegando pelos conteúdos ou comprando mais produtos.
- Ao final do texto pode-se fazer referência a outros conteúdos relevantes do site, mostrar outros produtos que possam ser do interesse do visitante ou ainda deixar o contato da empresa bem visível para que o visitante faça um orçamento.
Esperamos que estas dicas te ajudem a construir conteúdos vendedores para o teu site afinal bom conteúdo atrai mais visitante, o site ganha notoriedade e a conversão cresce.
Para saber mais detalhes a respeito de conteúdos otimizados e rankeamento nos buscadores leia aqui sobre SEO (Search Engine Optimization).